Consulta Multas Detran MT – Como Fazer e Dicas de Trânsito

Dirigir sem dúvida é um sinônimo de liberdade, além de poder gerar também oportunidades. Porém, é preciso ser cauteloso e ter atenção quando o assunto não cometer infração. Neste artigo, vamos falar sobre como consultar multas Detran MT. É morador de Mato Grosso, então se liga só!

Quem é morador de Mato Grosso pode consultar tudo referente ao seu veículo no site do Detran MT, através do endereço: www.detran.mt.gov.br/

Após acessar o site, logo você vai ver ao lado direito da tela um campo para colocar a placa do seu veículo e o número do RENAVAM, podendo verificar assim se você sofreu alguma multa.

Além das multas, o Detran MT ainda tem outros serviços, como licenciamento, seguro, CNH, entre outros.

Essa opção de CNH que o Detran MT oferece é para ajudar os motoristas a estarem sempre informados a respeito de pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação.

Procure sempre fazer essas pesquisas com frequência, pois é essencial saber consultar as multas pelo site oficial do Detran MT, pois assim você já sabe como providenciar e resolver essas pequenas pendências.

Mas Afinal, o Que é Multa e o Que é Considerado Uma Infração

Uma infração de trânsito é quando o condutor realizou alguma procedimento que viola aquilo que é determinado pelas resoluções do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, órgão responsável pelas políticas nacional de trânsito brasileira.

As infrações são classificadas, como leve, média , grave e gravíssima, sendo que todas tem um valor a ser pago correspondente (multa), assim como pontos que serão contabilizados na CNH – Carteira Nacional de Habilitação do motorista que cometeu a infração.

É essencial o motorista estar sempre atento, além de fazer sempre uma consulta no site do Detran-MT a fim de verificar se tem possíveis multas e pontos na CNH.

De acordo com a lei 13.281 de 04/05/2016, o motorista que sofre uma multa e não paga até o vencimento, tem juros equivalentes à taxa referencial da Selic.

Em alguns casos, pode acontecer do motorista que sofreu a multa não ser o dono do veículo. Quando isso ocorre, quem estava dirigindo o veiculo ou o próprio proprietário tem até 30 dias para indicar quem era o condutor no momento da infração. Assim ele pode transferir os pontos na CNH para a pessoa que de fato cometeu a infração, livrando-se assim de perder pontos em sua CNH.

Direção Defensiva e Atenção Redobrada

É claro que incidentes acontecem e ninguém está livre de se envolver em pequenos acidentes de trânsito ou até mesmo cometer alguma infração. Mas lembre-se que o melhor caminho para ficar longe das multas é praticar a direção defensiva, além de procurar se atentar a todos os procedimentos que são cabíveis de multa, como ultrapassar sinal vermelho, estacionar em local proibido, entre outros.

Infrações Mais Cometidas Pelos Motoristas

  • Licenciamento atrasado
  • Trafegar pelo acostamento
  • Ultrapassar em áreas proibidas
  • Não usar cinto de segurança
  • Cruzar sinal vermelho
  • Estacionar em local proibido
  • Excesso de velocidade
  • Uso de celular

Como Funciona o Sistema de Pontuação

multas

Quando o motorista tira a sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação, ele tem um período de um ano para transitar com sua Permissão Para Dirigir. neste período, ele não pode cometer nenhum tipo de infração e nem se envolver em acidentes de transito, pois pode perder seu direito de dirigir, tendo que fazer novamente todo o procedimento.

Após um ano, ele ganha sua CNH definitiva, e começa assim a fazer parte do acúmulo de pontos, sendo que cada infração representa um ponto.

  • Infração leve – 3 pontos
  • Infração média – 4 pontos
  • Infração grave – 5 pontos
  • Infração Gravíssima – 7 pontos

A contagem de pontos funciona com um número máximo que todo motorista tem, que são 20 pontos. O motorista tem a sua habilitação suspensa quando atinge 20 pontos na carteira, dentro de um período de um ano. Quando isso ocorre, ele é submetido automaticamente a um processo administrativo no Departamento Nacional de Trânsito (Detran), que irá investigar se o condutor será de fato condenado. Em caso positivo, o motorista perde o direito de dirigir, período que pode variar de um mês a um ano.

Por isso, fique sempre atento no site do Detran MT para saber se você tem pontos na carteira ou se existe alguma multa para o seu veículo.

Recurso – Multas Detran MT

Todo motorista tem por direito recorrer das multas que recebe, e quando ele entende que não foi o culpado, pode recorrer junto ao Detran MT, ou ao órgão que aplicou a multa.

Quando o motorista recorrer, o setor irá analisar os pedido de defesa. Você pode baixar o arquivo para entrar com o procedimento também no site do Detran MT, através do endereço: https://www.detran.mt.gov.br/fotos_institucional/20.pdf

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...