Licenciamento de veículos Detran RO – Passo a Passo de Como Fazer

Quem tem um veículo precisa se atentar a muitos detalhes, documentos e obrigações anuais que são necessárias. Uma delas é o licenciamento, uma taxa anual e obrigatória que autoriza o veículo a poder circular pelas ruas. Se você é morador de Rondônia, fique atento, pois neste artigo vamos falar como funciona o licenciamento de veículos no Detran RO.

Se tem uma coisa que não podemos negar é a contribuição que a internet nos trouxe para o nosso dia a dia. Sempre pensando em melhorar o atendimento para os condutores, o Detran RO vem ampliando e oferecendo seus serviços através da internet.

O licenciamento de veículos do Detran RO é um procedimento que o condutor precisa fazer anualmente, pois é através do licenciamento que o motorista consegue a autorização para que o seu carro ou moto possa circular pelas vias públicas.

É através do licenciamento que o motorista também atesta e comprova que o seu veículo está dentro da lei, encontra-se com os documentos necessários para poder transitar.

Por Que é Importante Fazer o Licenciamento de Veículos do Detran RO

Como falamos anteriormente, o licenciamento é algo de extrema importância, pois é através dele que o proprietário do veículo comprova que o seu carro ou moto está liberado para transitar.

É importante fazer o licenciamento de veículos do Detran RO, porque caso você seja parado por uma blitz policial e estiver com o licenciamento atrasado, além da multa o seu veículo pode ser apreendido.

Os motoristas que dirigem seu o documento do veículo podem pagar multa em torno de 53 reais, ter seu carro apreendido e ainda perder três pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

Caso eles também não esteja com o IPVA ou licenciamento em dia, além da multa equivalente a 190 reais, perde sete pontos na carteira e ainda pode ter o veículo apreendido. Um tremendo prejuízo, não é mesmo?

Por isso a importância de ter todos os documentos em dia e fazer o licenciamento do seu carro ou moto.

Como Realizar o Licenciamento de Veículos do Detran RO – Passo a Passo

É simples e fácil realizar o licenciamento de veículos no Detran RO. Primeiramente você precisa acessar o site https://www.detran.ro.gov.br/

Agora os moradores de Rondônia não precisam mais ir ao endereço físico do Detran, e podem resolver tudo pela internet, pois os serviços estão disponíveis 24 horas por dia, inclusive licenciar o carro.

O licenciamento do veículo também é composto por outros procedimentos obrigatórios, como o IPVA, que é o importo sobre a propriedade de veículos e o Seguro DPVAT, que trata-se do seguro obrigatório.

Existe um prazo que todos os condutores precisam seguir para pdoer realizar o Licenciamento Anual de Veículos, e o prazo para este ano é o seguinte.

Carros Com Placa Final de:

  • 1, 2 e 3 – precisam licenciar até março
  • 4, até abril
  • 5, até maio
  • 6, até junho
  • 7, até julho
  • 8, até agosto
  • 9, até setembro
  • 0, até outubro

Esses prazos correspondem ao Detran RO, sendo que o licenciamento deve ser feito até o último dia útil do mês correspondente ao algarismo final da placa de identificação do veículo.

A primeira coisa que o motorista deve fazer para conseguir realizar o licenciamento do veículo é pagar o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, além do e o DPVAT -Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres.

Você pode pagar agora o licenciamento pela internet, pagando a taxa correspondente ao seu veículo e pode também optar por receber o documento em casa.

Vale lembrar que o preço do IPVA varia conforme o estado e a tabela proporcional, por isso, fique atento aos valores de Rondônia.

É possível parcelar o valor em até três vezes, porém, como o licenciamento é algo que ocorre anualmente, procure se planejar para que você consiga pagar com tranquilidade, sem comprometer o orçamento.

Você vai precisar, para fazer o licenciamento, do número do RENAVAM. Se preferir fazer o pagamento de forma presencial, basta se dirigir a qualquer banco da rede bancaria, munido do número do RENAVAM ou também na caixa lotérica. O pagamento dessa forma só pode ser feito com o Renavam, por isso, fique atento.

Qualquer dúvida referente aos procedimentos, o motorista morador de Rondônia pode entrar em contato através do telefone (69) 3217-2984/2985.

Viu, como pode ser fácil fazer o licenciamento de veículos do Detran RO.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...