Licenciamento Veículos Detran Alagoas – Passo a passo de como fazer a 2ª via e consequências

Todos os anos, os motoristas de Alagoas, e de todos os estados do Brasil, precisam quitar a taxa de licenciamento do automóvel. Com ela, é comprovada a situação adequada do veículo, confirmando que ele está em condições de trafegar nas ruas e estradas. O pagamento do licenciamento, assim como a consulta de todas as informações relacionadas ao veículo, estão disponíveis em órgãos de trânsito de cada estado, como o Detran AL – entidade responsável pelo trânsito de Alagoas.

O órgão orienta os motoristas a regularmente verificarem a situação do veículo, para sanar diferentes dúvidas relacionadas ao pagamento ou não do licenciamento. Além disso, orienta quem precisa emitir as guias de pagamento das taxas. Tudo isso, pode ser feito sem que o condutor precise sair de casa, pelo site do Detran AL: www.detran.al.gov.br.

Consulta do licenciamento – Como fazer passo a passo 

Para fazer a consulta do licenciamento, e verificar se está tudo certo com o pagamento da taxa, é muito simples. Veja abaixo o passo a passo:

  1. Acesse o site do Detran AL: detran.al.gov.br;
  2. Na página inicial do site, aparecerá um menu principal localizado à esquerda. Entre as várias opções disponíveis nesse menu, clique no que está escrito “Veículos”;
    Licenciamento detran alagoas
  3. Uma nova página será aberta. Nela, uma nova lista com várias opções estará disponível. Busque pela opção “Emissão de Guia de Licenciamento Automático”;
    como fazer Licenciamento detran alagoas
  4. Uma nova página será aberta. Nela, algumas informações serão solicitadas, como a placa do veículo e o número do RENAVAM. Informe os dados solicitados e clique em “Gerar”;
    como fazer Licenciamento detran alagoas
  5. Os dados fornecidos serão analisados pelo site e as informações solicitadas serão apresentadas na tela.

Se for preciso fazer o pagamento do licenciamento do veículo, cuide para o prazo de vencimento não passar. Ao pagar em dia, o condutor evita multas, juros e complicações junto aos órgãos de fiscalização de trânsito do estado da Paraíba.

Licenciamento: qual a importância?

O licenciamento é um procedimento que os proprietários de carros precisam realizar todos os anos. Ele baseia-se na emissão de um certificado que atesta que o carro está dentro das condições básicas e necessárias de segurança e dentro das regras estabelecidas pela legislação brasileira sobre a emissão de ruídos e poluentes. O objetivo do licenciamento é proporcionar maior segurança tanto nas ruas quanto nas estradas. Entretanto, na hora de pagar a taxa ou realizar a consulta, surgem algumas dúvidas. Veja abaixo:

Quem está com dívida ativa pode renovar ou realizar o licenciamento?

Somente proprietários de automóveis sem dívidas podem fazer ou renovar o licenciamento. Quem está com dívida ativa precisa quitar os débitos que estão pendentes para, somente depois, entrar em contato com o órgão de trânsito para fazer o licenciamento do veículo.

E quem não fizer o licenciamento do carro? O que acontece?

Se o condutor não renovar o licenciamento e for flagrado andando sem o documento ou com ele vencido, estará descumprindo uma das leis do Código de Trânsito Brasileiro e, desse forma, está sujeito à infração gravíssima. Ela corresponde a sete pontos na CNH, multa e apreensão do veículo, que consequentemente acarreta na remoção dele para o pátio do Detran de Alagoas. O veículo ficará retido até que o proprietário comprove a quitação do débito.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...