DPVAT AC – Consulta e Pagamento

O DPVAT é a denominação da indenização do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Este é um direito para todas as vítimas de um acidente de trânsito, tanto ocasionado pelo veículo automotor como por sua carga.

O seguro DPVAT está presente em todo o território nacional, por isso é importante acessar, caso você seja motorista do estado do Acre, e visualizar se o seu pagamento está em dia. O DPVAT AC é um valor obrigatório e anual!

DPVAT AC – Consulta E Pagamento

É interessante saber que a indenização do seguro DPVAT é paga individualmente às vítimas, não dependendo da apuração dos culpados, independentemente também se o veículo que ocasionou o acidente estava ou não com o pagamento em dia. Ou seja, toda vítima tem direito ao DPVAT AC.

Para fazer a consulta de sua situação e pagamento do DPVAT AC, você precisa realizar os seguintes passos:

  1. Acesse o site oficial do Detran do Estado do Acre: http://www.detran.ac.gov.br/,
  2. Na página inicial, passe o cursor sobre “Veículos”, presente no menu principal, em seguida surgirá uma lista de opções, passe o cursor sobre “Serviços Online” e clique em “Emissão de Débitos do Veículo”,
  3. Na nova tela, você terá algumas informações.

Preencha os dois campos solicitados: placa e código Renavam. Com esses dois dados, você poderá ter acesso aos seus débitos relacionados ao seguro obrigatório DPVAT, assim como do IPVA, multas e até mesmo visualizar as características do seu veículo.

A consulta é gratuita. É recomendável que você cheque suas obrigações periodicamente!

Para realizar o pagamento é simples – é necessário acessar o site da Seguradora Líder, a empresa que atualmente administra o seguro DPVAT e seguir este tutorial:

  1. Entre diretamente neste link sobre como pagar o DPVAT: https://www.seguradoralider.com.br/pagamento,
  2. Nesta página, você terá um mapa do Brasil e algumas informações para seu conhecimento. Clique sobre o estado do Acre e veja as opções para os tipos de veículos,
  3. Escolha aquele que se encaixa com o seu próprio automóvel e clique no link específico para emitir a guia de pagamento.

Com tudo isso entendido, agora você sabe como manter o seu veículo conforme as leis de trânsito, sem atrasos em pagamentos. Seja um bom cidadão!

Quaisquer dúvidas podem ser sanadas nas unidades do Detran de seu estado ou através do próprio site.

DPVAT – Consequências Do Não Pagamento

Quando o acidente envolve um veículo que está inadimplente com o DPVAT AC, somente o proprietário do veículo não terá direito à indenização.

Embora o pagamento em atraso ou o não pagamento do seguro não prevê encargos ou multas, existem algumas complicações:

  1. O veículo não é considerado licenciado – esta é infração gravíssima, com multa, acúmulo de sete pontos na CNH e remoção do veículo,
  2. O proprietário não terá direito à cobertura, caso eventualmente se envolva em algum acidente de trânsito,
  3. O proprietário terá obrigação de ressarcir as indenizações às vítimas.

Por ser um seguro obrigatório, você não pode sair com seu automóvel pelas ruas ou estradas, em todo o território nacional, sem o DPVAT AC pago.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...