DETRAN SC – Multas, IPVA e CNH – detran.sc.gov.br

Detran SC – O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) é responsável por desenvolver ações específicas de regulamentação, administração e fiscalização do trânsito. Ademais, o órgão atua na formação de condutores de veículos. Essas ações têm como foco assegurar a ordem em vias públicas, cumprindo leis previamente estabelecidas, mantendo ainda a segurança de motoristas e pedestres no dia a dia.

DETRAN SC – Conheça o órgão

O DETRAN SC atua na fiscalização e regulamentação do trânsito em todas as cidades do estado de Santa Catarina. Uma de suas principais responsabilidades é o fornecimento de cursos para formação, aprimoramento e reciclagem de motoristas. Além disso, o órgão realiza processos de licenciamento do veículo, incluindo registro, instalação e selagem de placas, o que facilita a identificação dos automóveis e seus donos.

O órgão também atua no recolhimento de taxas obrigatórias, como o DPVAT, IPVA e eventuais multas aplicadas a condutores de veículos que infringem leis de trânsito. Além de todas essas cobranças o DETRAN tem como principal função educar motoristas e pedestres para que respeitem as normas para, com isso, garantir a segurança de todos no trânsito. Por isso, o DETRAN é um órgão tão importante para o dia a dia do estado e não pode ser visto apenas como recolhedor de multas e impostos.

Site DETRAN SC – detran.sc.gov.br

[su_box title=”Eles Estão Escondendo de Você!” box_color=”#d20708″]EXCLUSIVO: Descubra como você pode obter isenção de impostos e economizar até 30% na compra de um carro 0 KM. Desconto Vale para Quase todas as Marcas.

Milhões de brasileiros tem esse direito e não sabem: Professor consegue desconto de R$ 20.999,70 na compra de Honda City usando uma lei pouco conhecida que pode beneficiar 50% dos brasileiros[/su_box]

Para ficar por dentro de todas as informações sobre o DETRAN SC, além de ter acesso à consulta de pontos na CNH, impressão de boletos de multas, IPVA Segunda Via e DPVAT, além de tudo relacionado a vida do seu veículo, acesso o site do órgão e tire todas as dúvidas no conforto da sua casa. Acesse o site agora e confira: detran.sc.gov.br.

detran.sc.gov.br

Site: www.detran.sc.gov.br

Entre as coisas mais importantes que você pode encontrar no site do Detran, podemos destacar:

  • Consultar Gerais sobre o veículo: IPVA, Renavam, Licenciamento;
  • Informações sobre a CNH e Multas;
  • Registro de Multas para estrangeiros (muitos estrangeiros visitam o estado);
  • Notícias sobre as ações do órgão;
  • Educação no trânsito e campanhas;

Os itens listados acima fazem parte de um universo muito mais de informações que o site proporciona. Consultá-lo ajuda muito o motorista e proprietário de carro a entender as diversas situações que podem acontecer sem precisar ir até uma sede do Detran SC e enfrentar todas as filas e burocracias – claro que há momentos que a visita é inevitável.

Ao analisar o site podemos concluir que ele é completo, apesar no visual um pouco ultrapassado. Porém, o mais importante ele cumpre, que é informar e educar todos os motorista do estado.

Contato por Telefone

Apesar do site apresentar muitas informações, algumas questões são específicas e devem ser tratadas diretamente com um funcionário capacitado para atender a ocorrência. Por essa razão, ligar para o Detran pode ser inevitável. Para que você consiga fazer o contato diretamente com o setor indicado, você deve ligar para:

Fone: (48) 3381-2100 – Esse número é o central e você será direcionado, através dele, para a sua área de interesse.

IPVA – Detran SC

Trata-se do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, que é calculado com base numa tabela elaborada e divulgada anualmente pela Secretaria de Estado da Fazenda. Essa tabela chama-se Tabela FIPE e é atualizada todos os anos. Além de servir como base para o calculo do IPVA, a tabela FIPE serve como referência no momento da venda de um carro usado, ou seja, você pode definir o preço do veículo a partir dessa fonte.

Voltando a falar do IPVA, vale lembrar que o valor arrecado serve para melhorias no que diz respeito ao trânsito, mas também, ajuda a cobrir investimentos em outros setores do estado. É bom que você saiba que a principal característica desse imposto é a data de pagamento variável: o dia de vencimento do IPVA é estabelecido de acordo com o final da placa do automóvel, podendo ser diferente a cada ano.

Para saber o valor do IPVA de seu automóvel, assim como sua data de vencimento, e quitar em dia o imposto, é só acessar o site do DETRAN SC.

Em ‘Serviços on-line’, no item ‘Veículos’, digite a placa de seu automóvel, inclusive o número do RENAVAM, e clique em ‘Ok’. Vale lembrar que sem essas informações não é possível consultar dados sobre IPVA, portanto, tenha tais dados em mãos.

IPVA - DETRAN SC

Multas – Detran SC

O DETRAN SC é rigoroso com condutores de veículos que cometem infrações no trânsito, aplicando multas de acordo com o que diz o código de trânsito em vigor (válido em todo território nacional). Caso o motorista seja pego cometendo alguma infração, ele acumula pontos na CNH, e caso ultrapasse o limite de 20 pontos pode perder o direito de dirigir, tendo que passar por cursos de reciclagem.

E as multas são aplicadas para brasileiros e estrangeiros que dirigem pelas estradas do estado. O Detran tem forte atuação com relação às multas e não se intimida em aplicá-las para motoristas de outros países. Pelo site é possível conferir todos os detalhes sobre as ocorrências e, a partir disso, é possível recorrer para evitar pontos na CNH e o pagamento de um valor estabelecido de acordo com a gravidade da multa (veja nesse link os valores das multas e os pontos)

Consulta CNH - Multas. DETRAN SC

Quer consultar multas associadas a seu veículo? Acesse o site do DETRAN SC. Na área ‘Serviços on-line’, na opção ‘Multas’, digite a placa de seu veículo e o RENAVAM. Clique em ‘Ok’, para ser direcionado à página que detalhará multas sofridas. Além disso, você também pode consultar os pontos da sua CNH. Na página inicial do site, insira o seu CPF e o número de registro da CNH. A imagem acima vai ajudar a esclarecer esse procedimento.

E lembre-se: praticar a direção defensiva e evitar atitudes inapropriadas durante a condução do veículo vai te ajudar a não receber as notificações que geram estresse, dor de cabeça e menos dinheiro no bolso.

Consulta Renavam

Antes de realizar a consulta é importante entender o que é o Renavam e para que ele serve. Trata-se de um número que é conferido para cada veículo. Ele é único, assim como o nosso CPF, e através dele é possível levantar todas as informações sobre o veículo, como:

  • Proprietários;
  • Multas;
  • Impostos;

Por essa razão, é fundamental acompanhar com frequência as informações sobre o Renavam do seu veículo, afinal, você pode se esquecer de pagar um imposto ou, até mesmo, comprar um veículo de outro proprietário que deixou o histórico todo bagunçado (multas não quitadas ou impostos atrasados).

Número do Renavam no Documento do Veículo

Para consultar o Renavam SC, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site oficial do Detran -> http://www.detran.sc.gov.br/
  • Na opção “Veículos” você deve preencher os dados solicitados (Placa e Renavam)
  • Serão listados algumas opções de consulta. Escolha o “Renavam”
  • Pronto! Você tem acesso as informações pertinentes sobre o seu veículo!

CNH Detran Santa Catarina

O Detran é responsável por toda a gestão das CNH’s dos motoristas que residem e transitam pelo estado. Por essa razão, qualquer problema que possa surgir com esse documento é necessário recorrer à sede mais próxima da sua residência.

Entre as atividades relacionadas à CNH que o Detran SC é responsável, podemos destacar:

Emissão da 1ª Habilitação: todo o processo para tirar a CNH pela primeira vez é conduzido pelo Detran. Ou ele atua diretamente (em avaliações, direcionamento para exames e recolhimento de taxas) ou ele vai fiscalizar terceiros que vão realizar tarefas recorrentes à 1ª habilitação (como clínicas onde são realizados exames de saúde e autoescolas que ministram cursos preparatórios).

Renovação da CNH de acordo com a particularidade de cada um: cabe ao Detran emitir a CNH atualizada todas as vezes que o documento estiver vencido. Esse vencimento se dará de acordo com a particularidade de cada motorista e de cada tipo de carteira (conheça as categorias de CNH aqui).

Emissão de 2ª Via da carteira de motorista: caso haja o extravio do documento com a validade vigente é necessário se dirigir até a sede do Detran mais próximo para solicitar a segunda via. É fundamental saber que, para dirigir o veículo, é necessário portar o documento, pois, sem ele, o motorista pode ser multado e ter o veículo apreendido.

Gestão de Multas na CNH: O Detran é responsável por fazer a gestão de multas e pontos. O valor deve ser pago para o órgão. Caso você tenha o desejo de recorrer, também deve se dirigir ao Detran e, todos os pontos atribuídos a sua CNH poderão ser conferidos no site oficial.

Vídeos do Detran de Santa Catarina

O Detran trabalha com a conscientização dos motoristas através de campanhas publicitárias que levam a mensagem de forma descontraída e direta, a fim de fazer com que todos os motoristas conheçam seus deveres no trânsito. veja alguns desses vídeos:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (910 votes, average: 4,59 out of 5)
Loading...

39 Comments

  1. Anisia Schmidt Friztzke
    • admin
  2. Romario pereira dos santos
  3. MARIO SANTOS
    • admin
  4. rudinei
    • admin
  5. Marciano Borges
    • admin
      • edinei
        • admin
  6. felippe sturba
    • admin
  7. Vanio Gomes
  8. Humberto
    • admin
  9. Jacira da Rocha
  10. JOSÉ ERNESTO GRAFFITTI PFEIFER
  11. Thiago
  12. Ronny Lopes
  13. João Carlos Xavier
  14. Vicente Paulo Chiarello.
  15. Renato
  16. mauricio borba
  17. Marcelo
  18. marcia rosso
  19. Elza Meurer da Silva
  20. cledison otto
  21. Veronica
  22. Francisco R.Almeida
  23. marcelo alves de jesus
  24. Ivanilde M. Souza
  25. uelita
  26. Egon Klamt
  27. roseleia de oliveira ramos
  28. Jamur Gerloff
    • Jamur Gerloff
  29. roseleia de oliveira ramos
  30. Edson Henrique