Detran CE – IPVA, CNH, Multas – detran.ce.gov.br

Detran é a sigla utilizada para designar o Departamento Estadual de Trânsito, órgão público responsável por administrar o trânsito de veículos numa determinada região, bem como por regularizá-lo e fiscalizá-lo. Apesar de ter em todo o país, o Detran é um órgão estadual, ou seja, você que é morador do Estado do Ceará deve se portar ao Detran CE e somente a ele. Seu histórico como motorista e o histórico do seu carro estão vinculados no Detran CE.

Todas as atividades realizadas pelo Detran têm como finalidade manter a ordem em vias públicas, inclusive minimizar situações de risco, de modo a garantir a segurança de condutores de veículos, passageiros e pedestres. Ou seja, o órgão é o principal gestor do trânsito em todos os estados. Cabe a ele cuidar e investir para que a educação dos motoristas seja cada vez mais trabalhada e possa evoluir. Além disso, o Detran é o responsável pela autorização que é dada para que os motoristas possam dirigir de forma legal… Veja mais sobre isso abaixo!

O que mais você precisa saber sobre o Detran CE

O órgão Detran CE possui atuação restrita ao Ceará, com responsabilidade por administrar o trânsito e os condutores de veículos das cidades pertencentes à região.

Entre as ações mais importantes – e que geram mais interesse – realizadas pelo Detran estão o desenvolvimento de cursos de formação e atualização de motoristas, licenciamentos e processos de emplacamento de veículos. Ou seja, para você ter uma CNH que te dê o direito de dirigir um veículo de forma legal você precisa passar pelo Detran – desde o início até o final do processo.

Também é de responsabilidade do Detran CE a fiscalização do trânsito, com aplicação de sanções a condutores infratores de leis, bem como o recolhimento de taxas obrigatórias, como o DPVAT (seguro) e IPVA.

O Site do Detran CE – detran.ce.gov.br

A partir do site do Detran Ceará você consegue realizar uma série de atividades burocráticas. É uma ferramenta que facilita a sua vida e simplifica os processos. Através do site você consegue realizar uma série de consultas e agendamentos, diminuindo o tempo para que você tenha acesso à tudo aquilo que é importante para você.

Site Detran CE

Entre as principais atividades que você encontra a sua disposição no site, podemos destacar:

  • Consulta de Multas;
  • Consulta IPVA, DPVAT, Renavam;
  • Consulta das principais informações sobre o veículo;
  • Acompanhamento de processos;
  • Canal de Relacionamento;

Essas são apenas algumas das atividades que você tem a sua disposição através do site do Detran Ceará. Porém, assuntos mais específicos devem ser tratados em uma das sedes espalhadas por todas as regiões do estado. Entre em contato com o órgão e descubra onde encontrar um Detran mais próximo da sua região.

Contato por telefone

Muitas pessoas ainda não acreditam na efetividade e a segurança que o contato via site por proporcionar. E, por essas razões, optam pelo telefone. Além disso, existem algumas especificidades que podem ser melhor resolvidas com a ajuda de um funcionário do órgão que, através do contato telefônico, terá mais condições de ofertar a melhor solução para o problema.

Pensando nisso, separamos os números de contato com o Detran CE para que você consiga fazer a ligação com mais facilidade e assertividade. Veja abaixo:

0800 275 6768

Sobre o IPVA no Detran CE

Trata-se do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, um tributo que arrecada verba para o governo do estado, para que possa realizar ações de melhoria à população, sem estarem necessariamente associadas ao trânsito. Com o valor arrecadado no IPVA o Governo do Ceará tem verbas para investir em diversas áreas, como: saúde, educação, segurança, social, etc. É claro que questões ligadas ao trânsito também são vistas como prioridade nos investimentos.

Essa é uma taxa obrigatória cobrada pelo Detran. Se não pagar o IPVA, o proprietário do veículo enfrenta diversas dificuldades, como a chance de ter o automóvel apreendido e a impossibilidade de fazer licenciamentos, além de pagar multas com preços elevados. Por essa razão, não deixe de efetuar o pagamento dessa taxa e evite dores de cabeça.

Uma boa forma de evitar esses problemas é controlar as informações sobre o IPVA, realizando consultas periódicas no site do Detran CE, no endereço https://www.sefaz.ce.gov.br/content/aplicacao/internet/servicos_online/ipva/aplic/default_da.asp, informando Renavam e placa do veículo. Caso haja alguma pendência, ela aparecerá na página. Veja na imagem acima o modelo da página onde você deverá colocar as informações sobre seu veículo para ter acesso a todas as consultas.

Consultar IPVA no site

Dúvidas sobre Multas

O Detran Ceará aplica multas a todos os motoristas que infringem leis de trânsito. O valor de cada uma delas varia, mas quanto maior for a gravidade da infração, mais alto será o total a ser pago. Aqui no site temos uma lista completa com os valores das multas e a pontuação que é atribuída em cada situação -> veja nesse link.

Consultar Multa Detran CE

Consultar Multa Detran CE

Todas as informações sobre multas sofridas e pontos acumulados na carteira de habilitação podem ser verificadas na página oficial do Detran, no link http://portal.detran.ce.gov.br/index.php/consulta-de-veiculos. Basta selecionar o tipo de consulta a ser realizada e preencher os dados solicitados para concluir o processo.

Vale lembrar que, assim como no restante do país, o motorista que for multado pelo Detran CE não poderá ultrapassar a soma de 20 pontos dentro de 365 dias, pois, caso isso ocorra, a CNH será suspensa e o infrator terá que passar por uma série de cursos de reciclagem e testes para adquirir, mais uma vez, o direito de dirigir.

Consulta Renavam CE

O Renavam é um número de registro atribuído para cada veículo. Trata-se de uma numeração única para cada carro, moto, caminhão, etc. Assim como o CPF ou RG, você jamais encontrará dois veículos com um mesmo número de Renavam – a não ser que haja uma fraude envolvendo esse registro.

O site do Detran CE oferece uma forma simples e rápida para realizar a consulta sobre o Renavam. Isso mesmo, com o número em mãos, você pode consultar todas as informações sobre o histórico do veículo, entre eles:

  • Multas aplicadas e pagas (ou pendentes);
  • Pagamentos de Impostos (realizados e pendentes);
  • Todos os proprietários que o veículo já possuiu;

Por todas as informações que são atribuídas ao Renavam, realizar a consulta periodicamente, proporciona uma melhor compreensão sobre o histórico do veículo, deixando o proprietário seguro sobre todas as quitações referentes ao veículo. E para realizar tal consulta no site do Detran CE, você deve seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site exclusivo para tal consulta: http://central.detran.ce.gov.br/
  • Central Serviços - Detran CE
  • Clique na opção “Veículo” no menu superior
  • Central Serviços - Detran CE. Veículo
  • No lado direito da tela escolha a opção “Consulta Completa”
  • Central Serviços - Detran CE. Consulta Completa
  • Preencha os campos que serão abertos na tela (Placa e Renavam)
  • Central Serviços - Detran CE. Dados do Veículo

Se todos os dados estiverem corretos, você entrará na área onde será possível realizar todas as consultar pertinentes sobre o veículo através do seu número de Renavam. É muito prático e rápido!

CNH Detran Ceará

Cabe ao Detran fazer todo o gerenciamento das carteiras de motorista – desde a 1ª Habilitação, até as renovações e suspensões. Toda e qualquer dúvida pertinente a Carteira de Habilitação é necessário procurar a sede do Detran mais próxima de você para encontrar a melhor resolução.

1ª Habilitação: O candidato que está apto para iniciar o processo para tirar a carteira de motorista deve procurar o Detran CE para dar entrada no processo. Trata-se de uma série de etapas que devem ser cumpridas para que o candidato posso, ao final, ter sua habilitação provisória liberada para a condução de veículos. O Detran atuará desde a parte burocrática (recolhimento de taxas e impostos), exames (saúde, teórico e prático) e também na fiscalização das escolas credenciadas para ministrar as aulas.

Por isso, para tirar sua 1ª habilitação, você deve se dirigir, no primeiro momento, até a sede do Detran mais próxima de você para que seja dado início ao processo.

Renovação CNH: A CNH deve ser renovada de tempos em tempos (tem casos que a renovação acontece a cada 3 anos e outras que acontecem a cada 5 anos). Para que tudo seja feito de acordo com a legalidade, você deve procurar a sede do Detran mais próxima de você para dar início ao processo. Para a renovação serão necessários: exames de saúde e pagamentos de taxa. Lembre-se que dirigir com habilitação vencida gera multas e até a apreensão do veículo.

Suspensão: O Detran faz todo o controle da pontuação da CNH, portanto, ele sabe o momento de suspender a habilitação do condutor que extrapolar os 20 pontos devidos infrações cometidas. Essa suspensão tira o direito do motorista dirigir pelas ruas da cidade e o obriga a participar de cursos de reciclagem e capacitação que são ministrados pelo próprio Detran.

Por isso, muito cuidado ao conduzir seu veículo, cumpra todas as exigências da lei e não tenha problemas com suspensão. Caso você tenha atingido os 20 pontos, procure se informar no Detran sobre os passos que devem ser cumpridos para que o problema seja resolvido.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (478 votes, average: 4,49 out of 5)
Loading...

21 Comments

  1. Felip
    • admin
  2. Karla
  3. Ivan da conceição silva
  4. Caio Cesar
  5. Jéssica Rodrigues
  6. IVA LIMA DA SILVA
  7. edvaldo
  8. francisca-chagasnunes@hotmail.com
  9. francisca-chagasnunes@hotmail.com
  10. Aparecido José
  11. Edinaria
  12. cesar augusto freitas cesar
  13. José de Assis Araujo
  14. Ravena Dorotheu
  15. Regina
  16. JOSE FLAVIO NUNES DE VASCONCELOS
  17. JOSE FLAVIO NUNES DE VASCONCELOS
  18. Teresinha de Fátima pontes das chagas
  19. JOSÉ ARTEIRO ÁVILA PEREIRA
  20. JOSÉ ARTEIRO ÁVILA PEREIRA