Consulta Renavam – Detran GO

Renavam é a sigla usada para denominar o Registro Nacional de Veículos Automotores do estado de Goiás (e demais estados da Federação). Esse registro nada mais é do que um código único formado por uma combinação de caracteres. cada carro possui o seu Renavam e ele é instransferível.

Tal código desempenha o papel semelhante ao de uma carteira de identidade, por isso, não existem automóveis com Renavam igual. Esse código é utilizado para armazenamento de informações sobre o veículo em todos os órgãos onde a informação é pertinente.

Justamente por isso, o Renavam pode ser utilizado para consultar dados inerentes ao automóvel, como multas sofridas, pontos acumulados em carteira, débitos de DPVAT e IPVA, que são impostos obrigatórios. Além disso, também é possível utilizar o Renavam para verificar o histórico de licenciamento do automóvel, suas características físicas, dados de emplacamento e eventual mudança de proprietário.

Onde vejo o Renavam?


Identificar o Renavam de seu automóvel é tarefa simples! Tal código é mencionado no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – conhecido popularmente como “documento do carro”), no canto superior esquerdo do documento.

Como verifico as informações sobre meu veículo com o Renavam?

Consulta Renavam Detran GOPara verificar informações detalhadas sobre o automóvel, acesse a página oficial do Detran GO, no endereço http://www.detran.goias.gov.br/. Selecione a opção ‘Serviços’, clique em ‘Veículo’ e depois em ‘Acompanhe seu Veículo’.

Uma nova página será aberta automaticamente. Leia todas as informações exibidas e selecione ‘Li e Concordo com o Conteúdo das Orientações’, clicando em ‘Confirmar’ em seguida.

O próximo passo é informar dados do veículo, como placa e Renavam. Depois, digite o código de segurança exibido na imagem gerada pelo site, para que o acesso possa ser autenticado, e clique em ‘Enviar Informações’.

Passo a Passo em imagens

Consulta Renavam GO - Passo 1

Clique no Menu “Serviços” na parte superior do site.

 

Consulta Renavam GO - Passo 2

Clique no Botão “Veículo”, como informa a seta vermelha acima.

 

Consulta Renavam GO - Passo 3

Clique no botão “Acompanhe seu veículo” como aponta a seta vermelha da imagem acima.

 

Consulta Renavam GO - Passo 4

Preencha os campos com do formulário, o código de segurança e clique no botão “Enviar Informações”.

 

É importante lembrar que sem o número da placa, que deve ser digitado sem espaços entre os caracteres, e o código do Renavam não é possível realizar a consulta, por isso, tenha esses dados em mãos para finalizar o procedimento.

O que mais vou ver ao consultar o Renavam?


Além das informações já citadas, ao consultar o Renavam o proprietário do veículo também tem acesso a dívidas em aberto envolvendo taxas de licenciamento, situação de IPVA e seguro obrigatório.

Por que devo consultar o Renavam?

A primeira questão que vamos abordar envolve o cuidado que o motorista deve ter com o seu veículo. Ao consultar periodicamente o Renavam do veículo você terá o melhor controle sobre eventuais obrigações, débitos e multas processadas, de forma a minimizar o risco de passar por problemas junto ao Detran GO, evitar a perda da habilitação ou ter o automóvel apreendido.

A segunda questão é muito importante: caso você esteja comprando um carro usado, é fundamental consultar o Renavam antes de concretizar o negócio, pois, a partir da consultar, você terá todo o histórico do veículo, além de estar ciente de qualquer dívida que possa ter com relação aos tributos obrigatórios. Por isso, evite entrar numa fria e faça a consulta do Renavam antes de concretizar a compra.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (210 votes, average: 4,20 out of 5)
Loading...

4 Comments

  1. Josimar Barros Coelho
  2. samuel
  3. José Carlos da Silva
  4. Lázaro junior