Consulta Renavam – Detran BA

O Renavam BA é abreviação de Registro Nacional de Veículos Automotores da Bahia. Trata-se de um código feito com uma combinação de caracteres única, para evitar que haja mais de um veículo com o mesmo Renavam. Portanto, o código é único e intransferível – podemos compará-lo ao RG.

Esse código é utilizado para cadastrar em órgãos de trânsito informações essenciais sobre o automóvel. Por isso, o Renavam é considerado algo tão importante para o Detran, sendo bastante utilizado para consultar dados detalhados sobre o veículo. Por isso, ao comprar um carro, é fundamental consultar o Renavam para conhecer o histórico do carro.

É possível usar o Renavam para consultar informações como histórico de licenciamento, alterações de proprietários, emplacamento, multas sofridas, características do automóvel, bem como informações sobre o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor).

A grande dúvida dos proprietários dos veículos é como saber o Renavam de seus automóveis. O código pode ser facilmente identificado no CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, sempre no canto superior esquerdo do documento. Veja na imagem abaixo uma dica de como encontrar o código do Renavam no documento do veículo.

Renavam Documento do Carro

Como consultar o Renavam no site do Detran BA?

De posse do Renavam, a consulta de dados sobre o veículo pode ser realizada confortavelmente em sua casa, por meio da página oficial do Detran BA, o Departamento de Trânsito da Bahia. Para consultar o Renavam de seu automóvel, entre no site http://www.detran.ba.gov.br/. Na opção ‘Consultas Online’, selecione ‘Situação do Veículo’.

Renavam - Consulta site Detran BA

Na página seguinte, informe o número do Renavam do veículo, digitando o código sem caracteres especiais, como traços e pontos. Depois, insira as palavras que são reproduzidas na imagem gerada automaticamente pelo site, para autenticar seu acesso. Para finalizar o processo de consulta, clique em ‘Pesquisar’.


Você será direcionado para uma página com informações detalhadas sobre o veículo. Além dos dados já citados, é possível verificar pontos acumulados na carteira de habilitação por conta de infrações de trânsito e situação de impostos, se estão em aberto.

Além disso, também é disponibilizada ao proprietário a possibilidade de impressão de boleto, para quitar eventuais pendências financeiras associadas ao automóvel, tornando o atendimento mais ágil e descomplicado.

Sempre que possível, consulte o Renavam de seu veículo. Essa é uma boa forma de controlar melhor as informações sobre o automóvel e evitar o acúmulo de pendências, de forma a minimizar as chances de ter problemas com o Detran do estado.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (428 votes, average: 4,78 out of 5)
Loading...

40 Comments

  1. jose raimundo
  2. eunice
  3. germane damasceno da silva
  4. antonio cassemiro alves
  5. ademilson
  6. Eduardo
  7. otonie
  8. jose felix da silva
  9. REINALDO
  10. David
  11. bruno chaves
  12. Iranildo Raimundo da Rocha
    • Cleonis Ribeiro Caldas
  13. Adriano
  14. Rogerio pinto
  15. Zailton Barreto Silveira
  16. Maurício
  17. Ernesto Santos
  18. lilia
  19. Ivaildo
  20. epifanio da silva oliveira
    • José Neuman Rodrigues
  21. Marly
  22. David
  23. Daniel Almeida
  24. Juscelino Andrelino dos santo
  25. gilmario
  26. Rogerio
  27. Bonifáci
  28. Izana Pinheiro
  29. Vanilde de Oliveira Pereira
  30. ISMAEL GONÇALVES CUNHA
  31. David Ferreira
  32. José
  33. Mirelly
  34. Josimar
  35. jailson bastos
  36. rogerio
  37. Gabriel gomes
  38. Thaís Almeida de Menezes