Consulta e Pagamento DPVAT AL

DETRAN-ALAGOAS-CONSULTA-DPVATDPVAT é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, regulamento pela Lei Federal n° 6.194/1974. Deve ser pago por proprietários de veículos anualmente, junto com a primeira parcela do IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor, ou em Cota Única (separadamente).

Para Que Serve o DVAT?

Caso ocorra algum acidente de trânsito que resulte em morte ou invalidez permanente de motoristas, passageiros ou pedestres, independentemente de quem seja considerado “culpado”, o seguro assegura o reembolso de despesas médicas e hospitalares devidamente comprovadas pelos interessados.

Muitas pessoas desconhecem ou esquecem-se de acionar o DPVAT quando sofrem acidentes, mas é um recurso muito importante porque é a garantia de que você será indenizado.

Nem todos os motoristas têm seguros particulares, o que pode trazer dor de cabeça na hora de realizar alguma cobrança nesse sentido, caso haja prejuízo humano e/ou material por conta do acidente.

Qual É O Valor Máximo Das Indenizações Por Vítima?

  • Morte: até R$13.500,00;
  • Invalidez permanente: até R$13.500,00;
  • Reembolso de despesas médicas e hospitalares: até RS 2.700,00.

Quem Administra O Seguro?

Quem faz toda a administração do seguro é a Seguradora Líder, que orienta os cidadãos através do site na internet https://www.seguradoralider.com.br ou pelo SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, ligando gratuitamente para 0800 022 12 04.

Como Eu Solicito A Indenização?

Para solicitar indenização, não é necessário contratar outros profissionais de corretagem. Você ou algum familiar ou pessoa de sua confiança podem seguir os seguintes passos:

  • No site da Seguradora Líder: https://www.seguradoralider.com.br há o rol de documentos de apresentação necessária para que se possa pedir e receber as indenizações que você tiver direito como, por exemplo, Boletim de Ocorrência do acidente, recibos de pagamento de despesas médicas e hospitalares, certidão de óbito, se for o caso, documentos de identificação do solicitante e procuração (no caso em que você precisar da ajuda de um familiar para dar entrada na documentação).
  • Entregue todos os documentos em um dos Pontos de Atendimento da Seguradora Líder. Consulte os Pontos de Atendimento clicando aqui: https://www.seguradoralider.com.br/Pontos-de-Atendimento
  • Você também pode levar os documentos à Agência dos Correios mais próxima da sua casa.

Dicas Importantes Sobre DPVAT

  • Pedir a indenização é um procedimento gratuito, fácil e simples. Não desperdice o seu dinheiro pagando terceiros e tome cuidado com fraudes.
  • Não aceite a ajuda de estranhos, principalmente aqueles que quiserem te cobrar para pedir a indenização. Evite fraudes! Existem muitas pessoas mal intencionadas querendo se aproveitar do seu momento delicado. Quem diz que é complicado pedir a indenização do DPVAT pode estar enganado ou enganando você.

No caso de dúvidas você pode telefonar grátis para o 0800 022 12 04 ou acessar o site https://www.seguradoralider.com.br acessar o chat, fazer reclamações ou dar sugestões, falar com o SAC, com a Ouvidoria ou denunciar fraudes. Clique nos links abaixo se preferir:

O DETRAN/AL também presta auxílios e informações pelo e-mail servicosocial@detran.al.gov.br.

Não Sabe Como Consultar e Pagar o DPVAT No Estado de Alagoas?

Veja o tutorial abaixo:

  1. Entre na página do DETRAN/AL http://www.detran.al.gov.br/.
  2. No menu lateral esquerdo “Navegação”, clique em “Veículos”.
    DETRAN-ALAGOAS-CONSULTA-DPVAT-1
  3. Na página que abrir  você verá mais uma relação de serviços relacionados ao seu veículo que você poderá consultar ou pedir pela internet. Selecione a opção “Consulta de Veículo”.
    DETRAN-ALAGOAS-CONSULTA-DPVAT-2
  4. Na próxima tela, em “Consulta de Veículo”, preencha as letras/ números da placa e do RENAVAM do seu veículo e clique em “Confirmar”. Você terá acesso a todas as informações do seu veículo, como multas e outras pendências, incluindo o DPVAT.
    DETRAN-ALAGOAS-CONSULTA-DPVAT-3

Como Pagar O DPVAT?

O DPVAT de veículos usados ou novos precisa ser pago à vista.

No caso dos novos, o DPVAT poderá ser pago junto como emplacamento ou o licenciamento anual (CRLV).

Apenas ônibus, micro-ônibus e lotação com cobrança de fretespodem parcelar o DPVAT.

O pagamento do seguro é obrigatório e deve ser pago todos os anos.

E se eu não pagar o DPVAT? Você não poderá emitir o licenciamento (CRLV) e ficará em situação irregular. Se for parado por agentes de transito ou pela policia poderá ter o carro apreendido, pagar a estadia do seu carro no pátio do DETRAN/AL, levar multas etc.

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...